Agentes da Polícia Municipal bloquearam e impediram a marcha da Coligação Aliança Democrática (CAD), neste sábado, sob a alegação de não cumprimento do itinerário. Foi necessária uma negociação para que a marcha prosseguisse.
Na província de Tete, membros e simpatizantes do CAD juntaram-se logo nas primeiras horas da manhã para marchar contra a decisão da Comissão Nacional de Eleições, no entanto, a marcha não iniciou na hora prevista.
A Polícia Municipal fez-se ao local e impediu o seguimento da marcha, alegando que não estava a obedecer ao itinerário programado. Esta situação gerou problemas, fazendo com que a via estivesse, momentaneamente, bloqueada.
Hermínio Nhantumbo, chefe da lista do CAD em Tete, disse não entender o motivo do impedimento da marcha, visto que tudo foi feito dentro da legalidade.
Pedimos, e informamos ao município que faríamos uma marcha pacífica e constitucionalmente consagrada, e foi o que fizemos. E agora a vergonha é esta, disse.
O PRM foi acionado para garantir a ordem e conter os ânimos. Foram necessários cerca de sessenta minutos de diálogo e negociações para desbloquear a via e obrigações com a marcha.
Sem gravar entrevista, a Polícia Municipal informou que o itinerário que estava a ser seguido era diferente do autorizado, num documento emitido pela corporação.
Enviar um comentário