Como é que o PODEMOS Gere os Fundos da CNE

Finalmente o partido recebeu na sua conta o fundo da CNE no dia de ontem, 22/08. Esses fundos são contribuição dos moçambicanos através dos seus impostos, o que faz deles fundos públicos. Esta condição dos fundos obriga à responsabilidade redobrada que passa pela acção de governação comunicacional na sua gestão. 

PODEMOS
Governação comunicacional implica acesso à informação aos interessados, direito à opinião e sua livre expressão dentro do partido para garantia da transparência no processo.

 Para este efeito, além dos mecanismos procedimentais internos plasmados num manual de procedimentos administrativos e financeiros, o presidente do partido, Albino Forquilha, em reunião havida a 19/8 com a Comissão Técnica Eleitoral propôs e ficou aprovado o seguinte: criação de um grupo WhatsApp em que todos os 119 membros do Conselho Central acompanhem a execursão orçamental da campanha eleitoral. Estes membros devem ficar informados do total do fundo recebido da CNE e o total de fundos das contribuições internas.

 Cada província partilha neste grupo (sem prejuízo do gabinete específico) as suas necessidades para a campanha e respectivo orçamento. 

A Comissão Técnica Eleitoral, depois de avaliar as propostas alocará fundos às províncias para gestão local. Todas as compras a serem feitas deverão ser feita na base do procurment para cada íten, excepto em situações em que não seja efectivamente  possível. As requisições de fundos e compra de itens devem sempre ser partilhados no grupo para que todo o interessado possa acompanhar e participar do processo. 


Estes princípios de gestão, baseados na governação comunicacional representam o máximo valor que o PODEMOS coloca na integridade e transparência. Assumimos que os desvios de fundos e corrupção não tem nada que ver com honestidade e ser boa ou má pessoa. Tem que ver com as condições que se estabelecem para alguém dentro de uma organização agir com responsabilidade ou não.


Estas eleições são uma oportunidade para o PODEMOS consolidar seu processo de formação partidária do ponto de vista programático, institucional e financeiro.


Juntos PODEMOS!

Este País É Nosso, Salve Miçambique!

Enviar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem