Mais Integridade diz que Venâncio Mondlane não é o único que proferiu impropérios

 O Consórcio Eleitoral Mais Integridade diz que Venâncio Mondlane não é o único candidato presidencial que proferiu impropérios e espera que mais candidatos de outros partidos sejam notificados pela Procuradoria-Geral da República.

Venâncio Mondlane

Venâncio Mondlane foi notificado no dia 10 de Setembro último a comparecer à Procuradoria-Geral da República, devido ao que a PGR considera impropérios contra instituições do Estado.

O Consórcio Eleitoral Mais Integridade não está surpreendido com a reacção do Ministério Público, mas estranha o facto de este ser o único candidato notificado diante de outros casos de discursos de ódio saídos de outros candidatos.

Não sabemos o objecto e a matéria sobre a qual o candidato Venâncio Mondlane é chamado a responder na Procuradoria-Geral da República, mas nós queremos dizer que temos uma base de dados, e a própria informação divulgada esta semana pelo programa eleitoral já faz referência de vários casos de desinformação e de discurso de ódio. Talvez a própria PGR também pudesse usar esses dados que são públicos, que é para ver quem são os actores que estão envolvidos e poder actuar a todos e não de forma selectiva, porque há casos que não só envolvem este candidato, disse Ernesto Nhanala, do Consórcio Mais Integridade.

Nhanala falava esta quarta-feira, numa conferência de imprensa sobre o balanço da terceira semana da campanha eleitoral. Na ocasião, o consórcio denunciou que há membros da Frelimo que estão a adquirir cartões de eleitor e a registar os seus dados.

De acordo com Augusto Bassa, do Consórcio Mais Integridade, além das brigadas da Frelimo estarem a registar, de casa em casa, cidadãos que estão em idade de votar, em Cabo Delgado, trocaram cartões de eleitor por dinheiro em Moma e Angoche, em Nampula.

No seu relatório, o Consórcio Mais Integridade reitera haver uso indevido de meios públicos para fins eleitorais, e a Frelimo lidera as estatísticas.

Os sectores da educação e saúde são os que mais foram vistos nos processos políticos.

As constatações do Consórcio Mais Integridade mostram, ainda, que houve um aumento dos confrontos entres os partidos políticos.

Enviar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem